17ª TERAPIA



DÉCIMA SÉTIMA TERAPIA



TERCEIRO PASSO                         A CONVENIÊNCIA





Compartilhar espaços
Respeitar o espaço alheio
Harmonizar



 Maneira natural de estar no mundo






 Cada uma no seu lugar 
Um conjunto feliz








Conveniência é:  atitude certa na hora certa.

1.      As principais conveniências que devemos ter na vida, são os dez mandamentos de Deus.
2.      Cada pessoa tem as suas outras conveniências. Na medida em que você respeitar as conveniências dos outros, você estará criando um mundo melhor para você.

3.       EXEMPLO:  Se  seus pais  não gostam de comer em restaurante por que o tempero lhes causa mal, por que festejar o aniversário do neto num restaurante?   O melhor seria procurar o censo do bem comum, especialmente na família.


4.      A inconveniência é o mal incomum. Nunca caia na inconveniência dos outros. EXEMPLO:  Alguém a convida para fumar no restaurante. Não deve aceitar  esta inconveniência.

5.      Existem pessoas que costumam colocar os fatos de uma forma que parece conveniente para os outros e por isso, convincente. Os políticos mal intencionados também costumam usar desta arte de convencer os eleitores. A isso se chama de demagogia.  Procure discernir sempre sobre as razões dos fatos e sentir que esta falsa razão não lhe é conveniente e não se deixe convencer seja por quem for.

6.      A atitude demagógica pode partir de pessoas que você menos espera. Da família, dos amigos, de comerciantes, de agiotas, de políticos e de muitas outras. Não entre nessa roubada.

7.      A conveniência é a verdade, o que é bom e correto. É uma troca entre pessoas, do dom divino de ser pessoa. Uma troca de dignidades. Quanto mais uma pessoa ensina e aprende com a outra sobre as conveniências da vida, mais pessoa ela se torna.

8.      A pessoa conveniente é uma pessoa livre e participativa. Mas respeitosa. Aquela pessoa que impede que as reais diferenças se transformem em desigualdades. Que evita o prejuízo, é previdente, cortês, honesta e segura de si. Porque possui  consciência crítica sobre as inconveniências  e se torna conveniente para si mesma e para os que convivem consigo.

CONSELHOS:
1.      Não faça caridade com as doações de outra pessoa. Se você é intermediária, diga sempre quem doou.
2.      Não viva através da desgraça alheia ou não provoque a sua própria desgraça. Pense pelo menos 3 vezes antes de tomar uma decisão.
3.      Não aceite e nem provoque discussões  inúteis.
4.      Quando estiver acompanhada, não escolha o melhor, o maior e o mais bonito para si. Não humilhe e nem desmereça  a companhia e a  amizade da outra pessoa.
5.      Aprenda a ouvir mais e falar menos. Fale sempre na hora certa e do jeito certo; sem rodeios, sem florear as palavras, sem puxa-saquismo, sem mentiras, sem derrotismo e sem magoar o outro.
6.      Nunca  tente conquistar alguém com segundas intenções ou para tirar proveito.
7.      Não force resultados quando encontrar um obstáculo do tipo que  se forçasse iria prejudicar alguém. Principalmente se for para lucrar com a perda do outro.
8.      Não seja uma pessoa imitadora nem invejosa. Não copie projetos alheios.
9.      Respeite o tempo das outras pessoas. Não bata portas nem coloque o som  demasiadamente alto
10.  Nunca queira demonstrar ser aquilo que não é. Não faça teatrinho particular. Corrija-se mesmo para se tornar uma pessoa melhor.
11.  Não faça fofocas. Fofocar é passar adiante as conversas ou os comentários que poderiam prejudicar de alguma forma a vida de outras pessoas.

EXERCITE: Adotar uma boa ética na sua forma de viver. Coloque-se sempre no lugar do outro e não queira para os outros o que não gostaria para si mesma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário