2ª TERAPIA




 SEGUNDA TERAPIA               
O autoconhecimento e a relação com Deus






O cuidado com as crianças e com o outro. Foi levar o irmão para esperar o ônibus escolar e ficou a protegê-lo.


O ensinamento feliz

O trabalho comunitário




 A confraternização
 O inter-relacionamento




A alegria da família
A partilha
A convivência familiar
A funcionalidade da família.







E tudo o mais que se possa fazer com boa vontade
                                                  é relacionamento com Deus

Primeiro você precisa saber quem você é  realmente.
a)      Existe algo muito forte em você que comanda a sua mente. É um sentido único, primordial e inato aos seres vivos, que comanda o “estar vivo”e que se chama:

·         força de vontade, conforme a psicossomática
·         energia vital, conforme a homeopatia
·         instinto de sobrevivência, conforme a biologia
·         superego, conforme a psicologia e a psicoteologia
·         sopro de Deus ou sopro de vida ,conforme a teologia

b)       O superego ou  sopro de Deus é herança psicogenética da humanidade. È o princípio, a vontade que impulsiona a busca do paraíso perdido para a manutenção e a perpetuação da vida. E que mantém a ligação da pessoa com o divino. O divino é o nosso princípio em Deus.
c)      Mas é o ego que nos dá a consciência inteligente que precisamos para sobreviver; o aprendizado da vida, desde que fomos concebidos. O ego apenas retém o conhecimento e o põe em prática de maneira repetitiva. E geralmente até briga para impor a sua prática costumeira (egoísmo).  .
d)     Digamos  que logo após a fecundação durante o início da formação fetal o  superego desprende um ego que passa a ter a missão de individualizar a pessoa.   
e)      Mas o ego continua mantendo contato permanente com o  superego durante toda a vida. Embora hajam limitações de intensidade neste contato. Estas limitações dependem do conhecimento que a pessoa tem sobre a forma de viver. Existem pessoas que não se dão conta, não reconhecem ou não aceitam o superego ( Não aceitam ou não se dão conta de que Deus e a ligação com Deus existe nelas)
f)       Dependendo da intensidade deste contato as pessoas tornam-se de menos a mais  privilegiadas na sua inteligência ou consciência de si mesmas. A consciência de que existe Um Ser superior a elas. E aí, elas se individualizam:  QUEM SOU?  Eu sou  aquele que sou. Fulano, aqui e agora, dependente de uma  Consciência Maior, que é Deus em mim.
g)      A pessoa que sabe quem é, torna-se capaz de discernir sobre a sua pessoalidade, os seus limites, adaptar, refinar, especializar os seus sentidos e os seus dons e colocar-se a serviço da vida com conhecimento, verdade, honestidade, humanismo e humildade. Porque o  superego reflexiona, desenvolve e assimila o conhecimento de maneira crítica para uma escolha que se enquadra dentro dos planos de Deus. E quem vive dentro dos planos de Deus é que prospera.
a)      O superego é a mente da alma. O ego é a mente biológica. Por isso, quando o corpo morre, a alma ressuscita com todas as informações passadas pelo ego para o superego durante a vida.  
b)      Amai-vos uns aos outros; quer dizer que a vida dos outros depende de nós. A felicidade do outro depende da nossa atitude. Quem ama, não prejudica o outro e não toma atitudes que possam vir a se prejudicar depois em relação ao outro. Para manter um amor ou amizades, respeito e consideração dos outros para consigo, é preciso saber conviver.
c)    Saber conviver não significa humilhar-se. Mas sim  saber ser humilde. E isto você irá saber como, depois que fizer os 10 passos deste conjunto de terapias.
  

      Nossas atitudes são gravadas no superego do outro, por reações emocionais. Estas gravações são inconscientes e passam a constituir herança genética da humanidade durante várias gerações.  
    
    Podemos modificar para melhor o futuro das próximas gerações se aprendermos a conviver com inter-relacionamentos sadios e sendo um bom exemplo como pessoa.   


      COMENTÁRIO:
Toda esta marginalidade e insegurança que existe no mundo, é fruto psicogenético de um passado triste e penoso pela maneira como viveram os  antepassados da humanidade. Com o escravagismo, a práticas sociais humilhantes e todo aquele sofrimento que Jesus veio resgatar. Estamos no século XXI e já possuímos conhecimento suficiente para transformar esta realidade e passar a conviver com amor uns pelos outros.

EXERCÍCIO DIÁRIO:
 Sente-se confortavelmente e mantenha a calma.
1.Sinta a sua vontade:
a.       Se é puramente sua ou se está contaminada por vontades alheias.
b.      Se é fraca, tipo deixa pra lá
c.       Se é forte ou firme mas sensata
d.      Se é teimosa ou impertinente, tipo fica  insistindo no que quer
e.       Se é inflexível, tipo empacada a qualquer preço
f.       Se é desvirtuada, tipo levada pela vontade dos outros.
g.      Se tem falhas de vontade (não de memória), tipo queria mas não quero mais.  


ESTA DEVERÁ SER A SUA RELAÇÃO COM DEUS:   a sua força de vontade deve ser forte e firme mas, sensata. Você não deverá ser boa nem má mas, justa consigo mesmo e ao mesmo tempo generosa e compartilhante. Não magoe nem se deixe magoar. Não queira ser melhor que os outros. Não use as pessoas e nem deixe que a usem. Aprenda a ultrapassar os problemas com humildade e  dignidade. E não se preocupe com a reação dos outros. Aprenda a ser QUEM realmente é e viver a realidade de si mesmo e ir melhorando a cada dia a sua persona. 
                                    Mantenha este seu  novo estilo de vida. 
Você deverá ser exemplo para  todos na sua relação com Deus. Não precisa ficar falando a toda hora em nome de Jesus, nem ficar jurando em vão, nem ficar debulhando elogios aos outros, nem ser maníaca por religião. Apenas cumprir o seu dever religioso; orando pelas almas e pela paz no mundo, pagando o dízimo, ajudando a Igreja, indo regularmente à Missa, etc. A sua relação com Deus é a forma como você vive de bem com a vida e em paz consigo mesmo e com as pessoas que a rodeiam. 

Leia  o Salmo 139     

Nenhum comentário:

Postar um comentário