4ª TERAPIA



QUARTA TERAPIA



O AUTOCONHECIMENTO  E O AUTOCONTROLE INTERIOR






Sentindo a vida
Avaliando a sua espécie
Reproduzindo o amor que existe na alma.


Se olhando no espelho
Avaliando cada parte de sí mesma
Refazendo-se diariamente até gostar de se ver




Embelezando as suas calçadas
Para caminhar com segurança.



 Esperando o sol para fazer sua fotosíntese

Deus nos permite sempre a oportunidade da transformação
natural e abençoada.

Tudo depende de nos colocarmos à disposição do bem.










COMO SOU?   COMO É MINHA PESSOA?

Compreenda que
1)      Você é uma pessoa e tem seu nome, sua identidade. Tem a sua cidadania e seus direitos como cidadão.
2)      Pessoa é todo ser responsável por suas ações perante Deus, ela mesma, a família e a sociedade.
3)      Aquele que não tem estas responsabilidades, não cumpre as regras da vida, não se conhece como pessoa. É apenas uma criatura de Deus ou gente que merece ou precisa de ajuda e de esclarecimento sobre a vida. São como seres vegetativos que sabem que existem, mas não possuem um autocontrole funcional capaz de exercitar a vida própria da sua espécie.
4)      Por exemplo, numa família funcional todos são pessoas por que cada qual tem uma tarefa a realizar e todos se ajudam e interagem com boa vontade. São partilhantes sem cobranças, dentro das boas regras familiares de respeito, consideração e boa postura. Todo ser humano é interdependente e a família serve para se exercitar esta interdependência humana.
5)      A sua pessoa é aquela que está dentro do seu corpo. E que usa o seu corpo como ferramenta.  

         A pessoa é:   alma(superego) + ego  

         O ser humano é   pessoa + corpo
6)      A pessoa  refina a sua comunicação através do ID que em psicologia se conhece como “ponte” e em psicoteologia se conhece como “auto- censura"  entre a alma e a mente e entre a mente e a alma.
7)      Por exemplo:  se  a mente emitir o desejo  “eu vou à praça”, a alma logo poderá emitir um sentimento de alegria ou tristeza, de acordo com o  que representa a praça para você. Então o ID logo pergunta “será que eu devo mesmo ir?”. E a mente responde sim ou não de acordo com o conhecimento ou a experiência boa ou má que ela possui armazenada sobre a tal praça. Então o ID emite uma sensação  de sossego pela tomada de decisão e toda a pessoa se conforma e passa bem.

OBS. Na terapia anterior você aprendeu a conhecer a sua alma. Aprenda a ouvi-la e será feliz..

8)      O mesmo acontece com a censura que o ID exerce sobre aquela azeitona da empada quando diz: - ei, teu fígado não vai gostar...  você vai passar mal se a comer... Ou quando crianças rejeitam alguma coisa.
9)      A mente emite desejos que despertam os humores ( líquidos glandulares)  que por sua vez acionam os sentidos físicos para realizar estes desejos. Mas o ID censura. E a pessoa poderá se dar bem ou mal, dependendo da sua consciência crítica e do seu discernimento de autocensura. 

OBS. Os sentidos psíquicos estão sempre de prontidão exercendo controle entre o emocional e o  físico e vice versa. 

10)  A pessoa é o ser de Deus que habita um corpo material sadio, deficiente ou especial ou um corpo simplesmente espiritual. Por isso, o Smo. Dvmo. Espírito Santo é Pessoa.
11)  A pessoa desenvolve dons que são:
v  O Conselho, que constitui humildade.
v  A sabedoria, que constitui doçura.
v  O Temor de Deus, que constitui longanimidade.
v  O Entendimento, que constitui bondade.
v  A Fortaleza, que constitui mansidão.
v  A ciência, que constitui a fé.
v  A Piedade, que constitui a paz

12)  O ID deve ser educado desde o bebê, pelo conhecimento da vida com o cultivo de limites, bons sentimentos, uma ótima consciência crítica para a inclusão  familiar, religiosa e social.

       O QUE VOCÊ APRENDEU:
·         Que a sua personalidade é a sua maneira de ser e de entender o mundo. Ela é dada pela interação entre a alma e o biológico que há em você.
·         Que a autocensura ou o autocontrole é aprendido e exercitado no dia a dia.
·         Que quando o ID é formado ou contaminado por falsas ideologias, ultrapassagem de limites e má formação moral, ele derruba a pessoa pela falta de controle na imposição das idéias erradas.
·         Que o seu comportamento; o ser e o estar é que qualificam a sua pessoa.
·         Que a inclusão familiar e social é dada pela pessoa na família e pela pessoa na sociedade  e não pela família na pessoa ou pela sociedade na pessoa. Por isso, os pais precisam educar seus filhos para que não se tornem marginalizados na família e na sociedade. Pense nisto.

·      Por dedução lógica, é mais fácil a um ser humano fisicamente sadio deixar de viver como  pessoa, não desenvolver  os dons e passar a não ser socialmente tolerado e até deixar de tolerar a si mesmo. Por isto é que preciso olhar em volta para os menos favorecidos e ter coragem para reagir com normalidade aos fatos da vida, já que tem tudo para se dar bem. O que falta é apenas melhorar a alma.

COMENTÁRIO:  A segurança física, familiar, social e emocional do ser humano no mundo, deverá se dar tão exclusivamente pela educação da pessoa.

EXERCÍCIO DIÁRIO:
1.      Faça o seu relaxamento costumeiro. Imagine e sinta distintamente a sua pessoa habitando o seu corpo. Imagine-se agindo, conversando, trabalhando e se relacionando pela vida afora. Então, procure se reconhecer  nas atitudes que você tem tomado até agora. E vá consertando as suas atitudes no seu dia a dia.  Trabalhe o seu autocontrole interior.

Leia os salmos  nº 1 e nº 143 

Nenhum comentário:

Postar um comentário