11ª TERAPIA


DÉCIMA PRIMEIRA TERAPIA



APRENDIZADO              GANHE  MOTIVAÇÃO EMOCIONAL


O outono precede o inverno, mas logo virá a primavera. É só um tempo.

O aprendizado começa agora e compreende 4 terapias  que são a revisão do que você já aprendeu  mas,  com  uma nova  maneira  mais especializada de colocar os fatos para que você  entenda melhor o mecanismo do “ser humano”












Você sabia?
Que quando você possui um motivo qualquer que mexa com as suas emoções, a reação na sua pessoa se dá desta forma:

v  O superego e o ego   interagem para acionar a mente
v  A mente aciona  o ID que censura a motivo e impõe uma razão
v  A razão volta à sua mente e você toma conhecimento da razão que sugere uma reação.

1.      Se seu ego (você)  não gostou da reação sugerida,  você  irá voltar a consultar o seu superego quantas vezes forem necessárias até encontrar a razão certa daquele motivo, que sugira uma reação que você aceite.
2.      A consulta ao superego é a consulta aos seus sentimentos ou alma.
3.      A  escolha  é feita no seu  EGO que é a sua individualidade ou o seu EU (você decide)
4.      Mas o ID  exerce a censura de acordo com os valores que lhe foram dados na educação familiar e na educação religiosa (educação que ensina a  relação para consigo mesmo, a relação para  com outras pessoas e a relação para com Deus).
5.      Existem fatos em que a falta de perdão funciona como um impedimento para a  autocensura normal da vida pessoal.  
6.      E aí o processo da vida da pessoa que não perdoa, passa a ser de pesadelo em pesadelo. Perdas de tempo e de melhores oportunidades. Perdas de carinho, de dinheiro, de prosperidade e de amor. Além de muitas outras perdas como a confiança dos outros. A  amargura que a pessoa sente, pode provocar alterações do coração, fígado, vesícula, pulmões, pâncreas, baço, outras glândulas, músculos, nervos e articulações, gerando outras doenças .
7.      Quando a depressão ou o estresse se instala, vem o emagrecimento, a anemia, o mau hálito, o suor fétido, etc...
                           
8.      Por todos estes motivos é que precisamos cuidar da nossa pessoa e das pessoas que nos cercam




OBSERVAÇÃO:  

EXERCÍCIO DIÁRIO:
  • Faça o seu relaxamento diário. Exercite os seus  motivos e busque os seus sentimentos e os seus valores.  Sinta se são compatíveis ou incompatíveis.
  • Exemplo:  Você ama mas, quer que a pessoa amada se dê mal ? Aqui o seu sentimento é incompatível com o valor humano. Porque quem ama não pode desejar o mal à pessoa amada.
  • Retire a  razão de incompatibilidade que, no exemplo acima é a falta de compreensão que dá motivação errada ou a falta de perdão que fica gerando maus sentimentos como é o ódio ou más sensações como são a raiva e o desprazer.

  • Não seja revanchista e nem queira nunca demonstrar de forma abusiva as falsas verdades que você cultiva para demonstrar algum poder ou querer que os familiares e amigos possam lhe dar valor. Muito pelo contrário: agindo assim você só se desvaloriza e fica fixando traumas nas pessoas que estão mais próximas a você.


  • Perdoe a tudo e a todos que causaram mágoa em você. Perdoar o erro não significa aceitar ou conviver com o erro mas sim, esquecer, ultrapassar, consertar, reeducar, pacificar ou criar uma maneira para que não volte a acontecer. Isto, sem prejudicar a pessoa que errou ou que a magoou..
  • Sinta-se liberta de todos os males e passe a cultivar boas motivações para você.

Leia o salmo  130     Se você ainda não possui um orientador espiritual, procure um padre, um pastor ou um cientista religioso para que o seja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário