7ª TERAPIA



 SÉTIMA TERAPIA

APRENDIZADO SOBRE MOTIVAÇÃO EMOCIONAL


Da sétima à décima terapia é um aprendizado que compreende a revisão do que você já aprendeu  mas,  com  uma nova  maneira  mais especializada de colocar os fatos para que você  entenda bem e fixe na sua mente, o mecanismo da vida.



Busque novas realidades
Conheça novos caminhos


Embeleze o seu ambiente




Recicle as suas ideias










                                                               




 Faça um saneamento nos seus desejos

 Elimine as suas frustrações











Você sabia?
Que quando você possui um motivo qualquer que mexa com as suas emoções, a reação na sua pessoa se dá desta forma:


  •  O superego (emocional) dá o motivo e com o ego (vontade própria)   interage para acionar a mente.
  •  A mente (biológica) recebe a motivação e aciona  o ID que censura o motivo e impõe uma razão.
  •  A razão volta à sua mente e você toma conhecimento desta razão que sugere uma reação e aí você realiza a ação que lhe foi sugerida pelo superego.
  •  Depois que você sente satisfação ou conformação sobre o que fez, o sentimento de paz fixa a imagem do que se passou, no seu inconsciente (superego) e só voltará ao consciente quando solicitada para interagir em outra ação ou atitude a tomar.
  • Mesmo tudo o que você vê, ouve, sente o cheiro ou imagina, faz todo este trajeto a partir do superego até que você realize o desejo, por que tudo tem que necessariamente passar pelo emocional.
  • O emocional é qualificado pelos sentimentos da pessoa e constitui a alma ou superego que são inconscientes na pessoa.
  • Agora imagine como vive uma pessoa que possui maus sentimentos ou é mau educada para a vida; como são as suas reações?
  • Costuma-se falar de inconsciente da pessoa mas, na realidade é que a pessoa não se dá conta da existência do superego, devido à alta velocidade com que processa as informações.

A pessoa equilibrada ou que pensa no que vai fazer, pode agir assim:


Exemplo: 

1.      Se seu ego (você)  não gostou da reação sugerida,  você  irá voltar a consultar o seu superego quantas vezes forem necessárias até encontrar a razão certa daquele motivo, que sugira uma reação (de acordo com a Lei de Deus, seus valores e a sociedade ) que você aceite.
2.      A consulta ao superego é a consulta aos seus sentimentos ou alma. Será que estou certa? Será que eu posso? Devo fazer isto? O que? Porque?
3.      A  escolha  é feita no seu  EGO que é a sua individualidade ou o seu EU (você decide)
4.      Mas o ID  exerce a censura de acordo com os valores que lhe foram dados na educação familiar e na educação religiosa (educações que ensinam a  relação para consigo mesmo, a relação para  com a família e as outras pessoas e a relação para com Deus).
5.      Existem fatos e problemas na vida em que a falta de perdão ou falta de humildade, funciona como um impedimento para a  autocensura normal da vida pessoal.  
6.      E aí o processo da vida da pessoa que não perdoa ou não é humilde, passa a ser de pesadelo em pesadelo. Perdas de tempo e de melhores oportunidades. Perdas de carinho, de dinheiro, de prosperidade e de amor. Além de muitas outras perdas como a confiança dos outros. A  amargura que a pessoa sente, pode provocar alterações do coração, fígado, vesícula, pulmões, pâncreas, baço, outras glândulas, músculos, nervos e articulações, gerando outras doenças .

A pessoa que não é humilde, vive em guerra com a família e a sociedade

7.      Quando a depressão ou o estresse se instala, vem o emagrecimento, a anemia, o mau hálito, o suor fétido, etc...
                           
8.      Por todos estes motivos é que precisamos cuidar da nossa pessoa e das pessoas que nos cercam.

EXERCÍCIO DIÁRIO:
  • Faça o seu relaxamento diário. Exercite os seus  motivos e busque os seus sentimentos e os seus valores.  Sinta se os seus sentimentos são compatíveis ou incompatíveis com os seus desejos. Coloque os seus motivos com humildade. Trabalhe em si a compatibilidade dos seus sentimentos.
  • Exemplo:  Você ama mas, quer que a pessoa amada se dê mal ? Aqui o seu sentimento é incompatível com o valor humano. Porque quem ama não pode desejar o mal à pessoa amada. Nem a ninguém.
  • Retire a  razão de incompatibilidade que, no exemplo acima é a falta de compreensão que dá motivação errada ou a falta de perdão e humildade que fica gerando maus sentimentos como é o ódio ou más sensações como são a raiva e o desprazer.
  • Não seja revanchista e nem queira nunca demonstrar de forma abusiva as falsas verdades que você cultiva para demonstrar algum poder ou querer que os familiares e amigos possam lhe dar valor. Muito pelo contrário: agindo assim você só se desvaloriza e fica fixando traumas nas pessoas que estão mais próximas a você.
  • Perdoe a tudo e a todos que causaram mágoa em você. Perdoar o erro não significa aceitar ou conviver com o erro mas sim, esquecer, ultrapassar, consertar, reeducar, pacificar ou criar uma maneira para que não volte a acontecer. Isto, sem prejudicar a pessoa que errou ou que a magoou
  • Sinta-se liberta de todos os males e passe a cultivar boas motivações para você.

Leia o salmo  130     Se você ainda não possui um orientador espiritual, procure um padre, um pastor ou um cientista religioso para que o seja.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário