3ª TERAPIA


TERCEIRA TERAPIA

O AUTOCONHECIMENTO E A REAÇÃO COMPORTAMENTAL

Seu comportamento depende do seu conhecimento, da sua compreensão sobre a vida e do domínio sobre o seu sistema nervoso. Isto lhe dará uma boa qualidade de vida e longevidade.







A maneira de estar no mundo é propriedade dos seres vivos.
A maneira de estar dos seres vivos obedece à sua necessidade de se sentir bem.
Ficar da maneira que se sente bem equivale à forma de estar em defesa da sua vitalidade.

 


O café é um estimulante do coração, dos músculos e equilibrante das funções celulares.
O café não causa insônia.
A excitação mental é que tira o sono.
Já ouvi pessoas dizerem:  antes eu não podia tomar café mas, agora já não me causa insônia.

O café é um grande remédio para as pessoas depressivas.

O sistema nervoso dos seres vivos é que determina a sua postura perante a vida.

E é desta postura que depende a beleza do ser


a)      Você já sabe o que é você (ego) e quem é você  (superego).
b)      O sistema nervoso é:  como você está    ou   como está sua reação.


O superego se manifesta no ego, que por sua vez se manifesta no sistema nervoso e vice-versa.
O sistema nervoso obedece ao ego (voluntário) e ao superego (involuntário).

Máxima:
O voluntário pode controlar o involuntário. Mas o contrário é impossível de acontecer.

  

O que você precisa saber para trabalhar o seu nervosismo:

c)      O sistema nervoso voluntário é a reação física do ego quando  se manifesta no aparelho locomotor ou de movimento, formado pelos ossos, músculos e nervos.
d)     As reações do corpo, as atitudes  e a postura, a maneira de estar e de enfrentar fisicamente o mundo,  demonstram o conjunto .
e)      Ou seja, a maneira como você com o seu sistema nervoso reage aos problemas da vida, atingem a sua postura e demonstra se você é pessoa calma, nervosa ou equilibrada. O que equivale dizer se você é muito educada, mal educada ou emocionalmente educada; se você está bem ou se está passando por problemas e a quanto tempo você repete os seus gestos reacionais aos problemas e situações que vem enfrentando (diagnóstico psicossomático).
f)       O seu sistema nervoso poderá se re-equilibrar se você buscar forças no seu superego para motivar o seu ego e  acalmar o seu sistema nervoso. Adotar posturas adequadas: posturas emocionais (autocontrole) e posturas físicas (maneiras de estar e de se apresentar durante o enfrentamento de um fato)
g)      A energia nervosa  resulta do sistema eletrobiológico e corre pela fibra nervosa levando a manifestação da motivação do superego ou do ego para algum lugar do corpo, através do sistema nervoso. Por exemplo, se o ego pensa em  levantar o braço, esta motivação se manifesta na fibra nervosa  para levantar o braço. Mas a vontade de levantar o braço, vem do superego.
h)   Por isso a força de vontade é energia vital. A depressão baixa e enfraquece a energia vital ou a vitalidade.
i)      Exemplo: Pessoas paraplégicas por  sequelas físicas, podem se recuperar  através da eletro-medicina (estimulação elétrica do sistema nervoso) mas, sempre em parceria com a força de vontade.
j)    O Sistema nervoso alterado também pode se beneficiar de remédios conhecidos como calmantes naturais tomados como chás ou sucos, de conhecimento popular. Ou drogas farmacológicas receitadas pelo médico. Mas é imprescindível que a força de vontade da pessoa não seja anulada por qualquer que seja a droga usada.
k)      Sem a força de vontade, o ser humano deixa de existir e se torna um simples robô.
l)     Há casos em que durante a formação fetal o ego não se individualiza. Nesta situação a força de vontade  existe de forma rudimentar ou inconsciente e por isso o ego ou modelo organizador biológico, não desenvolve o corpo físico ou parte dele. Geralmente isto se dá por causa de situações biológicas como por exemplo a  influência da talidomida na formação fetal.
m)    Quando se anula a força de vontade em nós mesmos ou no outro, estamos anulando Deus em nós ou no outro. Por isso, a Igreja cristã condena o aborto, a drogadição, a corrupção e outras práticas desumanas.
n)    O desempenho do sistema nervoso involuntário é responsável pelo desempenho de todos os nossos órgãos musculares como o coração. O que quer dizer que o equilíbrio se processa quando a razão correta manifesta uma  emoção educada,  assim como a emoção educada  manifesta a razão correta.

 OBSERVAÇÃO:
        O Deus que está fora de nós e mora no Reino, é o grande superego da humanidade. Pois é o nosso criador e nos criou a partir  Dele mesmo e à Sua imagem. E quem não acredita nisto, mais dia menos dia, terá de acreditar.

Pelo exposto acima, compreenda :
·         Que você pode exercer o seu autocontrole
·         Que você pode fazer sua auto-análize
·    Que o grau da sua força de vontade manifesta em você o grau correspondente da sua vitalidade. Quer dizer que você pode controlar o seu sistema nervoso involuntário através do comando emitido pela  sua força de vontade.
·      Que a sua depressão é o enfraquecimento da sua força de vontade na luta pela vida. 
    Que a depressão é um desânimo forte devido a  algum  mau  motivo ou  trauma  que precisa  ser  tratado  pelos  dez passos que apresentamos aqui na seqüência das terapias. 
     Você fará os dez passos depois de passar pelas 6 análises de autoconhecimento e as 4 fases de conhecimento da vida real.

EXERCÍCIO DIÁRIO:
a)      Sente-se confortavelmente e mantenha a calma.
b)      Inspire tranquilamente e imagine que o ar inspirado vai penetrando no seu corpo. Primeiro no braço direito, depois no braço esquerdo. No peito e abdomem, nas pernas, até à ponta dos pés e por último na cabeça.
c)     Vá descobrindo as suas sensações nervosas durante o trajeto do ar inspirado. E solte o ar, repetindo o exercício.
d)   Sinta os seus nervos e observe qual é a áreas do seu corpo onde você sente as seguintes sensações:   
1.      Formigamento, dormência, comichão, calor, quentura, frescor, gelo, alfinetadas, dor, torpor. enjôo, desmaio, inapetência e angústia.
2.   Pulsação, pulo, tremor, contratura, palpitação, mexer como se fossem algo vivo independente da sua vontade, algo que caminha no corpo como se fosse um verme rastejante. Áreas que sente diminuir e crescer. Áreas de irritação, inquietude. Feridas, bolhas, tosse, febre e lugares da pele que apresentem perda da sensibilidade.
3.  Debilidade, fraqueza, exaustão, excitação, falta de paciência, agressividade, vontade de morrer ou de desaparecer, irritabilidade, insônia, muito sono, preguiça, muita fome, enjôo, desmaio, inapetência e angústia.

e)  Durante o exercício, vá acalmando os seus nervos e apagando as sensações desagradáveis, aquecendo e fortalecendo o corpo com o ar inspirado.
f)   Se você possui sensações do tipo  1 ou 2 leve para a avaliação do seu médico clínico geral.
g) Se você possui as sensações de nº 3 converse com o seu psicólogo.
h) Mas se você possui as sensações de n°1 e 3, procure um homeopata.

  
 Leia os salmos nº 6 e  nº 18  

Nenhum comentário:

Postar um comentário