quarta-feira, 19 de junho de 2013

O QUE É DOENÇA






O que é doença?

É  o desequilíbrio físico, mental ou emocional do ser vivo unitário ou grupal. 


Doenças da alma
São decorrentes de uma determinada forma de pensar quando desse modo desequilibra a forma de reagir e agir.
Existe muita especulação e pesquisas objetivas sérias para o tratamento destas doenças. Mas convenhamos que o tratamento correto deve ser feito através da própria alma.






Segundo a homeopatia e a teologia, a doença se instala no ser humano pelo mau pensar.

O que causa o desequilíbrio, chama-se “miasma” (motivo) que leva ao mau pensar. O mau pensar é o principal vetor mas, geralmente outros vetores secundários vão se instalando  e causando decorrências ou conseqüencias do mau pensar. 

Exemplos:  Alguém foi atropelado por que pensou mal na hora de atravessar a rua e as decorrências foram  fraturas,  luxações,  hemorragias e outras coisas mais.
Alguém sofreu um enfarte por que não soube administrar os fatos, a vida e sobrecarregou o músculo cardíaco.
Alguém se contagiou por que não tomou a atitude certa na hora certa.
Nestes exemplos, o miasma pode ser o desleixe ou a gula ou  a tensão emocional no  trabalho ou a sobrecarga física ou a preguiça ou traumas psíquicos ou a má educação, ou a pressa ou o abuso de confiança que levou ao vetor “atitude errada” ou atitude miasmática.

A guerra também é uma doença social (grupal) por que constitui um mal da humanidade pela forma de pensar egoísta e desumana de alguns líderes e o seguimento de algumas pessoas ou grupo psico-socialmente dependente.
As epidemias e as pandemias também constituem doenças sociais pela falta de condições e de saneamento e de ensinamento.

O mal que alguém  deseja às outras pessoas, sempre retorna a este alguém através do miasma “ódio” que emocionalmente está instalado na pessoa que deseja o mal.  
O miasma emocional cresce dentro da  alma e vai contaminando o ego; causando angústia  que leva ao vetor da violência  ou ao vetor de atitudes erradas ou ainda ao vetor da tristeza profunda que pode causar a doença  conhecida como depressão.     
                                                                                                                                                                                                                              
OUTRAS CONSIDERAÇÕES.  A Teologia e a Homeopatia nos ensinam que os problemas na vida, veem do fato de que depois que o ser humano perdeu o Paraíso, vive a busca incessante da volta ao Paraíso perdido. Nesta busca, acaba encontrando obstáculos e ilusões de falsas verdades; quer por  força de um engano, quer por falta de conhecimento; que o levam a pensar mal e tomar outros caminhos errados. Neste erro, o caminho lhe é estranho e ele acaba por entrar em sofrimento, adoece, e a sua cura depende dele mesmo. 
O processo para a cura é o reconhecimento do erro e a disposição adquirida para voltar ao caminho certo. A cura se dá quando a pessoa entra no caminho certo. A manutenção da saúde se faz trilhando sempre o caminho certo que leva ao Paraíso. O remédio homeopático único que é dado ao paciente, é sempre o similar personalizado do paciente de quando ele estava no caminho normal, para que ele possa ser induzido a voltar à sua normalidade.

Em psicologia  se entende que  “o Paraíso” é a felicidade ou o desejo inconsciente da felicidade que o ser humano tem. O caminho errado é tomado pela tendência que a pessoa tem de fugir à dor e por isso acaba tomando decisões e escolhas erradas, achando que assim vai ser feliz até se dar conta de que vive uma ilusão ou falsa felicidade, atormentando-se e sofrendo.

Sabemos que também há pessoas que sofrem ou se iludem adotando pseudo-filosofias para uma vida onde o sofrimento é a principal opção. Por isso, geralmente são os  mais predispostos às doenças da alma. Estes sofrimentos costumam ter como  base a pressão social, como sendo as exclusões, as discriminações, a luta pela sobrevivência e ainda os modismos mundanos e o alpinismo social.

Para que a pessoa reconheça o erro e crie disposição para voltar ao caminho certo:
·         A Teologia recomenda o Evangelho ou a Palavra de Deus ou o ensinamento de Jesus Cristo.
·         A Homeopatia recomenda o remédio chamado Simílimum.
·     A Psicologia recomenda a psicanálise construtivista e não a moderna psicanálise conformista ou de aceitação.
·         A Medicina recomenda o tratamento dos sintomas psiquiátricos e das decorrências físicas.

·    *  Hoje, as terapias mais recomendadas para pacientes com sintomas mais severos são a Psicossomática e a Bioterapia Psicoteológica que educa a pessoa fazendo-a compreender a arte de viver e passar a trilhar o caminho certo de maneira natural  no seu dia a dia. A Psicoteologia ensina a verdadeira cultura humana; o conhecimento que eleva a alma e a viver com equilíbrio.
      A Psicossomática trabalha a interação  alma x corpo ou seja, Psi x soma. Entende-se que a alma comanda o corpo e por isso, é claro, o corpo não vive sem a alma. A Terapia psicossomática educa a alma através da indução de imagens mentais que possuem a capacidade de modificar as imagens residuais que existem no paciente e que estão causando nele, as alterações somáticas.
      IMAGENS RESIDUAIS são as fixadas na mente através do aprendizado, da educação, do entendimento da vida; que determinam a qualidade emocional e reacional da pessoa. Quando estas imagens se tornam conflitantes com a alma inata, começam a gerar sintomas físicos alterados, ou seja, passam a constituir doença. Um exemplo disto são as pessoas que exercem profissões para as quais não possuem vocação.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário